No Sisúmetro (ou Módulo SiSU - como chamamos no Módulo Enem), a Tuneduc fornece dois indicadores que são distintos para a escola e para o aluno (no caso do Experiência Enem).


Para a escola

Cada curso e universidade se vale de um cálculo específico para utilizar o Enem como processo seletivo. De maneira geral, os cursos diferem nos pesos que dão para as notas das diferentes áreas do conhecimento. 

A Tuneduc replica exatamente o mesmo cálculo utilizado no SiSU nas notas de cada um dos alunos que realizaram a avaliação. Assim, como resultado, nosso sistema obtém a nota que cada aluno teria caso submetesse seu desempenho no Enem nos cursos do SiSU.

Com base na nota calculada para cada aluno e as notas de corte disponibilizadas pelo SiSU, exibimos, nas plataformas, o percentual de alunos da série que conseguiria ser aprovada no curso em questão.



Para o aluno

Na plataforma do aluno no Experiência Enem, utilizamos a mesma lógica de cálculo de nota descrita acima. No entanto, ao confrontar a nota do aluno (após o cálculo específico para o curso e universidade) com a nota de corte do SiSU, a plataforma retorna uma probabilidade do aluno ser aceito no curso em questão.