O que encontro?


Simulação da melhoria na pontuação e no posicionamento (ranking) da escola, caso o aproveitamento em determinado componente (competência, habilidade, objeto do conhecimento) tivesse sido diferente do que foi.
Por meio do uso dos filtros acima do relatório, tal informação pode ser visualizada:
a) Para as diferentes áreas do conhecimento – Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos, Matemática ou Redação;
b) Para os diferentes componentes da matriz – Qualquer Competência, Habilidade ou Objeto do Conhecimento;
c) Em relação à diferentes parâmetros de comparação – Média da região, média das escolas particulares da região, média das 10 melhores escolas do país, média das 10 melhores escolas do estado, média das 10 melhores escolas da macrorregião, média das oito escolas selecionadas como concorrentes ou cada uma das oito escolas;
d) Para as diferentes edições do exame – de 2009 até o último ano cujos microdados foram divulgados.


Como leio?


Na primeira coluna, são exibidas as diferentes competências, habilidades ou objetos do conhecimento de uma determinada área do conhecimento, em seguida, as questões de todas as edições do ENEM associadas e este componente. Na coluna simulação, é possível inserir metas ou estimativas de aproveitamento da escola neste componente; para isto é interessante utilizar as informações sobre o real desempenho da escola, o desempenho de outras escolas (grupo de comparação) e o melhor desempenho atingido para este componente no país. Após este preenchimento, basta clicar em “Simular” para ver como a pontuação da escola e o posicionamento no ranking é alterado em função desta mudança no aproveitamento. É possível simular diversas metas de maneira cumulativa.


O que faço com a informação?


Estabelecimento de metas: utilize o Simulador para estimar o quanto e necessário melhorar em cada um dos componentes da Matriz de Referência ENEM sinalizados como prioridades para que uma determinada meta de pontuação ou posição no ranking seja atingida.
Banco de questões: Como a tabela apresenta todas as questões de todas as edições do ENEM associadas a uma determinada competência, habilidade ou objeto do conhecimento, é oferecido um banco de questões catalogado que o professor pode utilizar para aplicar em atividades de sala de aula e em avaliações.
Estudo da Matriz de Referência do ENEM: Por apresentar de maneira simples todas as questões associadas a um determinado componente da Matriz de Referência ENEM, o relatório permite que se estude como estes componentes são avaliados no exame e o que cada um deles significa.