O que encontro?


Pontos fortes e fracos da escola para cada área do conhecimento em uma determinada edição do ENEM.
Por meio do uso dos filtros acima do relatório, tal informação pode ser visualizada:
a) Para as diferentes áreas do conhecimento – Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos, Matemática ou Redação;
b) Nos diferentes componentes da matriz de referência – Competência, Habilidade ou Objeto do Conhecimento.


Como leio?


É exibido um ranking de prioridades de estudo. Desta maneira, as competências, habilidades ou objetos do conhecimento que precisam receber maior ênfase na escola são exibidos no topo deste ranking e os componentes em que a escola não precisa dar tanta ênfase são exibidos nas últimas colocações. O valor percentual exibido ao lado de cada componente indica o quão prioritário é o estudo deste componente. Por exemplo, a Matriz de Referência do ENEM apresenta 30 habilidades para a área de Ciências da Natureza e 100 pontos percentuais podem ser distribuídos por estas habilidades, uma habilidade que recebe 5 pontos percentuais é mais prioritária para ser trabalhada na escola do que uma habilidade que recebe apenas 1 ponto percentual.
Utilize o terceiro filtro para selecionar a área do conhecimento que deseja analisar e segundo para selecionar se deseja ver um ranking de competências, habilidades ou objetos do conhecimento. Por fim, selecione o ano de análise (o ano mais recente considera as informações anteriores de maneira cumulativa).


O que faço com a informação?


Planejamento escolar: Com base no ranking de prioridades, pode-se elencar determinados componentes (conteúdos, habilidades, objetos o conhecimento ou competências) que serão trabalhados com maior ênfase ao longo do ano/semestre/ bimestre/mês. Para contemplar estes componentes, o professor pode desenvolver atividades em aula ou propor atividades extras para serem realizadas no contra turno.