O que encontro?


Evolução do aproveitamento da escola nos conteúdos, habilidades ou competências ao longo das edições do ENEM.
Por meio do uso dos filtros acima do relatório, tal informação pode ser visualizada:
a) Para as diferentes áreas do conhecimento – Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos, Matemática ou Redação;
b) Para os diferentes componentes da matriz – Qualquer Competência, Habilidade ou Objeto do Conhecimento da Matriz de Referência do ENEM;
c) Em diferentes períodos – qualquer período entre 2009 e a última edição cujos microdados foram divulgados.


Como leio?


O eixo X (horizontal) apresenta as edições do ENEM selecionadas e o eixo Y (vertical), o aproveitamento que a escola teve no conteúdo, habilidade ou competência selecionada.
Utilize o terceiro filtro para escolher a área do conhecimento e o segundo e quarto para selecionar a competência, habilidade ou objeto do conhecimento que deseja analisar. No quinto filtro, escolha com quem deseja comparar sua escola. Por fim, no sexto e sétimo, limite os anos a serem analisados.
Seguindo a linha que representa a escola, é possível verificar se o desempenho da escola neste componente vem melhorando ou piorando ao longo dos anos.


O que faço com a informação?


Reflexão pedagógica em reuniões individuais com professores: Analisando a evolução da escola nos diferentes componentes da matriz de referência do ENEM, é possível identificar aqueles componentes no qual a escola vem desempenhando bem e aqueles em que ela não vem desempenhando tão bem. A perspectiva histórica permite identificar anos de melhora e de piora para cada um dos componentes, o que permite reflexões sobre o que pode ter sido feito de positivo ou negativo em relação a este componente no período. Comparando-se com os diferentes parâmetros, é possível estabelecer componentes específicos para a troca de experiências entre profissionais.