O que encontro?


Aproveitamento da escola nos conteúdos, habilidades ou competências em relação a algum grupo de comparação em uma dada edição do ENEM.
Por meio do uso dos filtros acima do relatório, tal informação pode ser visualizada:
a) Para as diferentes áreas do conhecimento – Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos, Matemática ou Redação;
b) Para os diferentes componentes da matriz – Qualquer Competência, Habilidade ou Objeto do Conhecimento da Matriz de Referência do ENEM;
c) Para as diferentes edições do exame – de 2009 até o último ano cujos microdados foram divulgados.


Como leio?


No eixo X (horizontal) são apresentadas as diferentes competências, habilidade ou objetos do conhecimento avaliados pelo ENEM e, no eixo Y (vertical), a diferença entre o aproveitamento que os alunos da escola tiveram neste componente curricular e o aproveitamento dos alunos do grupo de comparação. Desta forma, barras verdes indicam que o aproveitamento da escola na correspondente competência/habilidade/objeto do conhecimento foi superior ao do grupo de comparação selecionado. Barras vermelhas indicam desvantagens no aproveitamento.
No segundo filtro, selecione se deseja visualizar a análise por competência, habilidade ou objeto do conhecimento e, no terceiro, a área do conhecimento que deseja analisar. Utilize o quarto filtro para visualizar o aproveitamento em relação a diferentes grupos. Por fim, escolha a edição do ENEM que deseja fazer a análise.


O que faço com a Informação?


Benchmarking: Analisando o desempenho da escola nos diferentes componentes curriculares e o comparando com o desempenho de uma escola concorrente é possível extrair pontos específicos de trabalho para melhorar em relação a esta concorrente. Comparando-se com uma escola parceira, ambas as escolas podem refletir e trocar experiências para melhorarem juntas nos componentes que possuem desvantagens.