O que encontro?


Desempenho dos alunos da escola em relação a diferentes grupos de comparação em cada uma das questões de cada uma das edições do exame.
Por meio do uso dos filtros acima do relatório, tal informação pode ser visualizada:
a) Para as diferentes áreas do conhecimento – Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos ou Matemática;
b) Para as diferentes edições do exame – de 2009 até o último ano cujos microdados foram divulgados;
c) Também é possível visualizar cada uma das questões e detalhes a ela associados.

Como leio?


No eixo X (horizontal) são apresentadas as 45 questões de uma área do conhecimento de uma determinada edição do ENEM e, no eixo Y (vertical), a diferença entre o aproveitamento que os alunos da escola tiveram nesta questão e o aproveitamento dos alunos do grupo de comparação. Ao clicar na barra correspondente a uma questão, é possível visualiza-la, ver o percentual de alunos que assinalou cada uma das alternativas e o possível raciocínio que levou alunos a esta alternativa. Também é possível analisar a classificação desta questão na matriz de referência ENEM, sua sentença descritora e obter dicas para trabalhar os componentes da questão em sala de aula.


O que faço com a informação?


Alterações em aula: Por meio do estudo dos raciocínios que levaram os alunos às diferentes alternativas, o professor pode fazer pequenas alterações em suas aulas de modo a enfatizar estes “erros” e conscientizar seus alunos.
Banco de questões: As questões das diferentes edições do exame podem ser utilizadas em atividades de sala de aula ou em avaliações.
Biblioteca de apoio didático: Ao abrir uma questão e clicar sobre “apoio didático”, o professor encontra diversas sugestões de atividades e planos de aula que podem ser utilizados com a turma.