O que encontro?


Pontuação da escola em um determinado ano nas quatro áreas do conhecimento e em redação.
Por meio do uso dos filtros acima do relatório, tal informação pode ser visualizada:
a) Em relação à diferentes grupos de comparação – Média da região, média das escolas particulares da região, média das 10 melhores escolas do país, média das 10 melhores escolas do estado, média das 10 melhores escolas da macrorregião, média das oito escolas selecionadas como concorrentes ou cada uma das oito escolas individualmente;
b) Para as diferentes edições do exame – de 2009 até o último ano cujos microdados foram divulgados.


Como leio?


Neste relatório, cada vértice do pentágono representa uma área do conhecimento ou redação. A linha mais escura representa o desempenho (em pontos) da escola e a área em verde, o desempenho do grupo de comparação selecionado. Desta forma, quando a linha escura está externa a área verde, significa que naquela área do conhecimento a escola teve desempenho superior ao grupo de comparação. Quando a linha escura está interna a área verde, o desempenho do grupo de comparação foi melhor naquela área.
Utilize o segundo filtro para alternar entre os grupos de comparação possíveis e o terceiro filtro para analisar as diferentes edições do exame.


O que faço?


Reflexão pedagógica: As notas das diferentes áreas do conhecimento não podem ser comparadas. Uma maneira interessante para se descobrir qual área do conhecimento teve o melhor ou pior desempenho é por meio da comparação de cada uma das notas com os grupos de comparação. Desta forma, uma área cujo desempenho da escola está distante negativamente do grupo de comparação deve ser mais priorizado do que uma área que está distante positivamente deste (independente das notas absolutas da escola em cada uma das áreas).