O que encontro?


Posição e pontuação da escola em um determinado ano.
Por meio do uso dos filtros acima do relatório, tal informação pode ser visualizada:
a) Em diferentes escalas – País ou região previamente selecionada;
b) Considerando grupos de alunos – Classificação da escola se apenas os alunos de melhor desempenho tivessem realizado o exame;
c) Para as diferentes áreas do conhecimento – Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Códigos, Matemática, Redação, Média das quatro áreas do conhecimento ou das cinco notas;
d) Para as diferentes edições do exame – de 2009 até o último ano cujos microdados foram divulgados.


Como leio?


Uma tabela é atualizada conforme as seleções escolhidas. Na primeira coluna é exibida a colocação da escola, na segunda, o nome das escolas e, na terceira, a pontuação. Sua escola e as oito concorrentes pré-selecionadas são destacadas.
Utilize o segundo filtro para definir se deseja ver um ranking nacional ou regional. No terceiro filtro, defina se o ranking deve considerar todos os alunos de todas as escolas ou apenas os grupos dos alunos com melhores desempenhos de cada escola. Por fim, no quarto e quinto filtro, defina se deseja analisar alguma área do conhecimento específica ou alguma edição específica do exame.


O que faço com a informação?


Ações de Comunicação: O relatório é capaz de mostrar que o ranking divulgado pela mídia é severo ao misturar escolas de diferentes regiões, escolas que possuem processo seletivo para ingresso e, até mesmo, escolas criadas para cadastrar apenas os melhores alunos. Utilize as diversas possibilidades de filtro dos dados para encontrar o ponto forte da escola e o comunique em campanhas de matrícula, reuniões de pais, etc.